terça-feira, 21 de agosto de 2012

A importância da nutrição no cotidiano da sociedade (2º ano)


Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os nutrientes, aplicando-os às necessidades do organismo humano. Através de uma nutrição adequada, com todos os nutrientes necessários para o nosso organismo, é possível ter saúde. Em cada fase da nossa vida existe uma necessidade energética e nutricional diferente, de acordo com cada organismo. Da mesma forma, em estados de doenças, a demanda nutricional pode mudar e deve-se ter um cuidado alimentar diferenciado.
Os pilares da boa nutrição são equilíbrio, variedade e moderação. Alimentos gordurosos são contrabalançados por alimentos magros, e a ingesta de calorias é compensada por exercícios físicos para manter um peso ideal.

Desnutrição

A desnutrição é um problema que ocorre quando o organismo se encontra carente de nutrientes essenciais para seu funcionamento. Tal problema pode se originar por causa de dietas desbalanceadas, má alimentação, anorexia, má absorção dos nutrientes por parte do intestino, perda excessiva de nutrientes provocada por alguma doença, insuficiência renal e outros agravantes. Normalmente a desnutrição acontece em pessoas de baixa renda que não conseguem se alimentar da forma que o organismo precisa para funcionar bem.

Subnutrição

Subnutrição é o consumo insuficiente de nutrientes essenciais para a saúde,  mata cerca de uma criança a cada seis segundos, pois debilita o organismo e facilita a contração de várias doenças como hemorragia gastrointestinal, dor de cabeça, visão dupla, raquitismo, osteoporose, escorbuto, edemas, aumento da glândula tireoide, doenças coronárias e outras.
A subnutrição na maioria dos casos é resultado da pobreza, pois alimentos são mercadorias e necessitam de recursos para serem comprados, mas existem outros fatores que colaboram com este índice como é o caso da produção voltada para a exportação e a perda de bons solos para o plantio. 

TIPOS DE NUTRIENTES

Nutrientes são uma série de substâncias básicas presentes nos alimentos que o organismo necessita incorporar regularmente, de modo a formar os seus tecidos e a obter energia para desenvolver as suas funções.
Os nutrientes, igualmente denominados nutrimentos, são os produtos finais da digestão, ou seja, os pequenos fragmentos dos alimentos, libertados pela ação dos fermentos digestivos e que, em virtude das suas reduzidas dimensões, conseguem atravessar as paredes intestinais, passando para a circulação sanguínea, sendo assim distribuídos pelo organismo. Existem seis classes de nutrientes: os hidratos de carbono (carboidratos), as proteínas, as gorduras, as vitaminas, os minerais e a água.
A função destes nutrientes é diversa. Alguns (como as proteínas e alguns minerais) têm, sobretudo, uma função plástica ou estrutural, pois o organismo utiliza-os, essencialmente, para fabricar e regenerar os seus tecidos. Outros, como os hidratos de carbono e as gorduras, têm acima de tudo uma função energética, pois são utilizados para obter a energia necessária para o metabolismo, ou seja, para as múltiplas rarefacções químicas que sustentam a vida, para manter o calor corporal, para os movimentos dos músculos nas atividades quotidianas... E outros, como muitos dos minerais e as vitaminas, têm uma função reguladora, pois modulam as ditas reações químicas e a atividade dos diferentes tecidos orgânicos. Por último, a água também é considerada um nutriente, porque faz parte de todos os tecidos e constitui o meio através do qual são efetuados todos os processos metabólicos. Conhecer os diferentes tipos de nutrientes, as suas características e necessidades que o organismo tem de cada um deles, é um passo prévio elementar para poder assentar as bases de uma alimentação saudável.

 
Carboidratos

     São a principal fonte de energia para nosso corpo. Eles estão presentes nos cereais, pão, arroz e doces. Quanto mais atividades fizermos durante o dia, mais energia vamos precisar. Durante a digestão, os carboidratos se quebram em partes menores, chamadas glicose. Se consumirmos mais carboidratos do que nosso corpo precisa, essa energia excedente é estocada no organismo em forma de gordura, o nosso peso pode aumentar, e corre-se o risco de ficarmos obeso. Pessoas muito acima do peso têm mais chance de desenvolver doenças.

Lipídeos ou lipídios

     São os óleos e gorduras que existem em vários alimentos, como leite, manteiga, gema de ovo, de origem animal e azeite de oliva, óleos de origem vegetal como girassol, abacate, amendoim, nozes, milho. Também nos fornecem energia, além de estarem presentes na composição dos tecidos do corpo e de ajudarem a regular a temperatura do organismo e também a absorver algumas vitaminas. O excesso de gordura também pode ser prejudicial à saúde

Proteínas

  Nutriente que compõe os músculos, cabelos, pele, unhas, tecidos e órgãos. São chamados de construtores do nosso corpo. Podem ser encontrados em carnes, leite, e derivados, ovos e também em vegetais como feijão, lentilha, soja, ervilha entre outros.

Sais Minerais

     São nutrientes inorgânicos que fornecem ao homem elementos químicos como o cálcio, o fósforo, o ferro ou o enxofre, entre outros. O cálcio por exemplo é um elemento químico de fundamental importância na estrutura dos ossos. O ferro, presente na hemoglobina do sangue de diversos animais, é fundamental para o transporte de oxigênio para as células. O fósforo faz parte da molécula de ATP, responsável pelo fornecimento de energia a todas as reações químicas fundamentais à vida.

Água

      Não é propriamente um nutriente, embora seja fundamental à vida. Todas as reações vitais ocorrem no meio aquoso presente no interior das células. Geralmente, a água faz parte da composição de todos os alimentos.

Você Sabia?

O nosso corpo contém aproximadamente 75% de água. A água fornece sais minerais e dissolve a maioria das substâncias, por isso é chamada solvente universal. Transporta nutrientes no nosso organismo e participa da manutenção da temperatura corporal.

Por isso, é essencial tomar bastante água!


Vitaminas

Substâncias orgânicas essenciais à vida, obtidas no alimento ingerido. A maioria das vitaminas atua como co-fatores enzimáticos, isto é, como fatores assessórios de reações catalisadas por enzimas. Na ausência de certas vitaminas, determinadas enzimas não funcionam, com prejuízo para as células. As doenças resultantes da falta de vitaminas são denominadas avitaminoses. Até hoje foram identificadas treze vitaminas que o homem necessita ingerir na dieta. O termo "vitamina" significa "amina vital".
 

Escorbuto e Beribéri


O escorbuto e o beribéri são exemplos de doenças causadas pela falta de vitaminas, substâncias que constituem uma classe especial de nutrientes essenciais.
O escorbuto pode ser prevenido pela ingestão regular de frutas cítricas, como o limão ou a laranja. Sem o ácido ascórbico (substância conhecida como vitamina C), encontrada nessas frutas, a pessoa se torna enfraquecida, sofre de fortes hemorragias nasais e suas gengivas se inflamam; alguns podem até morrer.
O beribéri enfraquece os músculos, às vezes com total paralisia do corpo. Pode ser prevenido com uma dieta com tiamina, uma das vitaminas do complexo B, à base de vegetais, carne e arroz integral.

Necessidades energéticas


Um homem tem que despender energia constantemente para manter suas atividades vitais. A energia que supre as necessidades metabólicas é obtida através da respiração celular, processo composto por várias etapas bioquímicas, no qual moléculas orgânicas são oxidadas.
A energia contida nos alimentos é geralmente medida em calorias (cal) ou em quilocalorias (kcal).

Taxas metabólicas

 

A quantidade de energia que um homem em repouso gasta para manter suas atividades vitais constitui sua taxa metabólica basal. Já a taxa metabólica total corresponde a quantidade de energia necessária à realização de todas as atividades de um organismo.
A taxa metabólica basal de um homem jovem é cerca de 1600 kcal por dia. Já sua taxa metabólica total pode se situar em torno de 2000 kcal por dia, ou 6000 kcal por dia se ele for um atleta ou um trabalhador braçal.
Se ingerir quantidades insuficientes de nutrientes, ele ficará subnutrido. Com a perda de proteínas, os músculos se atrofiam. Mesmo proteínas de órgãos vitais, como o coração e o cérebro, passam a ser consumidas. As lesões físicas e mentais provocadas pela subnutrição podem ser irreversíveis, mesmo que se retorne à alimentação normal.


ATIVIDADE COMPLEMENTAR


1. Dentre as afirmativas abaixo citadas marque a única incorreta:
a. Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os nutrientes, aplicando-os às necessidades do organismo humano.
b. Em todas as fases da nossa vida as necessidades energéticas e nutricionais são as mesmas.
c. Os pilares da boa nutrição são equilíbrio, variedade e moderação.
d. Alimentos gordurosos são contrabalançados por alimentos magros, e a ingestão de calorias é compensada por exercícios físicos para manter um peso ideal.
e. Através de uma nutrição adequada, com todos os nutrientes necessários para o nosso organismo, é possível ter saúde. 
 
  1. Conceitue e diferencie desnutrição e subnutrição:
  2. Complemente a seguinte afirmativa: “Os nutrientes, igualmente denominados nutrimentos, são os produtos finais da digestão...”:
  3. Desenhe a pirâmide alimentar, dividindo-a em seis partes, em cada parte desta divisão escreva a classe de nutientes correspondente.
  4. Preencha a tabela abaixo:


NUTRIENTES                                          FUNÇÃO                               ALIMENTOS



CARBOIDRATOS


LIPÍDIOS


PROTEÍNAS


SAIS MINERAIS


ÁGUA


VITAMINAS


  1. Preencha os parênteses com as vitaminas correspondentes:

(  ) A ausência desta pode causar deficiência na coagulação do sangue e hemorragias. Está presente em fígado e verduras de folhas verdes, abacate.
(    ) Está presente no fígado de aves, animais e cenoura. Combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina.
(    ) Podemos absorvê-la através de carnes, frutas, verduras e cereais. Sua carência pode causar seborréia, anemia, distúrbios de crescimento.
(   ) Atua como regulladora do cálcio do sangue e dos ossos. Sua ausência pode causar raquitismo e osteoporose.
(  ) A ausência desta no organismo pode causar fadigas, cãibras musculares, insônia.
(  ) Podemos encontrá-la em verduras, azeite e vegetais, atua como agente antioxidante.
(    ) Atua no metabolismo energético dos açúcares. Está presente nos cereais, nas carnes, nas verduras e no levedo de cerveja.
(    ) Está presente em frutas como: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga. Sua carência pode causar uma dença chamada escorbuto.
(  ) Está presente nos leites, carnes, verduras. Sua carência pode causar inflamações na língua, anemias, seborréia.

7. O que é escorbuto e berbiéri? Caracterize-as.

8. Explique o que é taxa metabólica basal e taxa metabólica total.